EFT: o que é e quais seus benefícios para a saúde emocional

abril 6, 2020 Por Ana Carvalho 0

por Ana Paula Martins

Você sabe o que significa a sigla EFT? Trata-se de Emotional Freedom Techniques e se traduz como “Técnica de Libertação Emocional”, também conhecida como Acupuntura Emocional Sem Agulhas ou, simplesmente, Acupuntura sem Agulhas.

Esta técnica é usada para desbloquear (limpar) os sentimentos e emoções negativas, que armazenamos em nossa mente e corpo de incontáveis formas durante toda a nossa existência.

É feita em sete passos. Combina as ações de Pensar, Falar e Tocar, feita por rodadas e atribuindo intensidades numa escala de 0 a 10.

Pensando em algo específico e falando sobre esse pensamento, usamos apenas pequenos toques (tapping) em pontos específicos de acupuntura como se estivéssemos tocando em alguém que quiséssemos chamar, desobstruindo as energias estagnadas no corpo físico e, assim, limpando pensamentos que causaram o “problema”.

Como funciona uma sessão de EFT

É uma técnica que pode ser autoaplicável ou não. O cliente pode escolher a posição em que deseja fazer. O tapping geralmente é feito pelo próprio cliente, tocando os pontos. Caso, por algum motivo qualquer, o cliente não possa ou não consiga tocar, pode ser feito pelo terapeuta.

Uma sessão com o terapeuta pode durar de 50 minutos a 1 hora e 20 minutos, dependendo da demanda do cliente.

E, sim, curando-o, pois o cliente determina por quanto tempo precisa fazer para livrar-se de uma vez por todas do que decidiu tratar.

O tempo é determinado por percepção de cada caso, testado sessão por sessão. Então, pode ser realizada com aplicação presencial ou online, a distância. Além de não existir contraindicações, qualquer pessoa, de qualquer idade pode usufruir dessa técnica, inclusive crianças.

Desbloqueio de fatores internos

Não existe contraindicação. Porém, quando nos autoaplicamos a técnica, alguns fatores internos, bloqueios mais profundos, inconscientes e pouco autoconhecimento, principalmente emocional, que por vezes sequer temos entendimento e compreensão, não nos permitem chegar ao resultado efetivo e desejado, ou seja, à limpeza completa.

Por essa simples razão, às vezes é necessário fazer a aplicação observando o terapeuta profissional executando para então aprender e usar sempre que surgirem “questões” em nossas vidas.

Benefícios da EFT

A EFT é útil para “limpar” emoções negativas como raivas, baixa autoestima, vergonha, ciúmes, culpa, medo, ansiedade, tristeza, rancor, dor de cabeça, aperto no peito, dor em “tal” lugar do corpo, aceleração cardíaca, falta de ar, etc.

A técnica também ajuda a eliminar pensamentos repetitivos que causam qualquer desconforto emocional, situações do passado ou do futuro que tragam alguma sensação ruim ou algum local do corpo que esteja incomodando.

Por exemplo: um dia que passou uma vergonha; um episódio onde se sentiu rejeitado (a); algo que você “ache” que pode lhe acontecer.

Ou pensar em uma determinada conta para pagar; alguma coisa até imaginária, como um assalto ou acidente que “pode vir a acontecer”.

Uma parte do seu corpo que não gosta ou não está como gostaria; ou simplesmente UMA DOR específica em um determinado local do seu corpo.

Resultados em portadora de diabetes tipo 1 após a EFT

Não há muitas pesquisas científicas disponíveis facilmente com patologias específicas. Porém, posso dar o meu depoimento como portadora de diabetes tipo 1 e os benefícios que a EFT causou em minha vida.

Eu consegui diminuir a quantidade de insulina que faço uso diariamente para ao menos a metade da dose que utilizava antes da utilização da EFT!

EFT É SÓ ISSO? Não!!! Esta técnica apresenta outros inúmeros pormenores, mas isto é assunto para, quem sabe, uma segunda conversa. Quer conhecer mais? Vamos “bater um papo”?!

Ana Paula Martins é terapeuta EFT e pode ser encontrada entre os integrantes da Consonare. Agende horário diretamente aqui.