9 dicas de aromaterapia para seu bem-estar

Texto: Michele Suota

Você é daquelas pessoas que adora uma dica de bem-estar para fazer em casa? Separei 9 maneiras de usar óleos essenciais para dar aquele up na sua rotina. Confira quais são e como usá-los.

Quem começa a usar óleos essenciais para cuidados do dia a dia, não para mais. Se você ainda não começou, tente usar uma das dicas abaixo e comprove os benefícios!

Não se esqueça de ler o artigo até o final, para aprender sobre alguns cuidados especiais que você deve ter antes de usar óleos essenciais.

Insônia. Este é um dos problemas mais comuns de quem busca a aromaterapia. Se você tem dificuldades para dormir, ou não consegue dormir bem a noite inteira, use um óleo essencial de lavanda. Basta pingar uma gota no travesseiro. Caso ache o aroma muito forte, use um difusor específico para óleos essenciais e pingue umas 3 gotinhas na água. O aroma é maravilhoso (pelo menos para mim).

Dor de cabeça. Outro vilão dos tempos modernos pode ser combatido com umas gotinhas de óleo essencial de hortelã-pimenta. Dilua 2 gotinhas deste óleo essencial em uma colher de sopa de óleo carreador. Aqui você fica à vontade, pode ser óleo de coco, óleo de semente de uva, óleo de jojoba, de gergelim ou até mesmo azeite de oliva. Faça essa misturinha e coloque em um recipiente de vidro. Aplique a misturinha nos pulsos e nas têmporas. Em poucos minutos você sente a melhora.

Embrulho no estômago. Sabe aquela sensação de estômago pesado, gases no estômago após refeições gordurosas? Todos sabem que o ideal é cuidar da alimentação, mas se você deu aquela exagerada e agora está assim, pegue a misturinha da dica acima (2 gotinhas de óleo essencial de hortelã-pimenta + 1 colher de sopa de óleo carreador) e aplique na pele, na região do estômago, um palmo acima do umbigo. Em poucos minutos essa sensação de mal-estar vai embora!

Xô mosquitos. Quer substituir aqueles produtos sintéticos usados na tomada para espantar mosquitos por um produtinho natural? A dica aqui é comprar um difusor de tomada com base de cerâmica e um vidrinho de óleo essencial de citronela. Pingue de 3 a 5 gotinhas misturadas à água e coloque o difusor na tomada. Você vai ver que funciona tanto quanto o sintético e ainda com um cheirinho bem mais natural!

Cólica menstrual. Aqui vai uma dica para você que quer uma opção natural, mas não gosta de tomar chazinhos. Faça uma misturinha de 3 a 5 gotinhas de óleo essencial de Sálvia + uma colher de sopa de óleo carreador. Aplique na pele, no baixo ventre, que fica um palmo abaixo do umbigo e massageie.

Libido. Já ouviu falar no óleo essencial de Ylang-Ylang? É o óleo essencial queridinho das mulheres, ótimo para dar aquele up na libido. Usado da mesma forma que na dica acima, faça massagem da misturinha no baixo ventre. Para este, use 2 gotinhas de óleo essencial para uma colher de sopa de óleo carreador. Tem um aroma floral, doce e acentuado.

Xô mau humor. Quer dar um up no mood? Então o óleo essencial de Laranja-doce é muito indicado para trazer alegria aos ambientes. Além disso, atua como um “desinfetante” do ar. Coloque algumas gotinhas em um difusor específico para óleos essenciais.

Joelho ralado e pequenas feridinhas. Adicione 5 gotas de óleo essencial de melaleuca (Tea Tree) + 5 gotas de óleo essencial de lavanda a 10 ml de óleo de côco. Quando tiver um raladinho é só passar a misturinha que vai cicatrizar rapidinho. Não usar em feridas muito profundas, pois essa misturinha é para benefício da superfície da pele.

Limpeza dos dentes. Para essa dica, são necessários 3 óleos essenciais + óleo de côco. Separe uma colher de sopa de óleo de coco e adicione 3 gotas de óleo essencial de limão siciliano + 1 gota de óleo essencial de melaleuca (Tea Tree) + 1 gota de óleo essencial de hortelã-pimenta. Escove os dentes uma vez ao dia com essa pastinha, por no máximo 1 mês. Depois de um intervalo de 3 meses, pode fazer novamente.

Alguns cuidados ao usar óleos essenciais

Os óleos essenciais são sensíveis à luz. Por isso é recomendado que sejam guardados em vidro escuro ou dentro de um armário. Aquela misturinha que você já fez com óleos carreadores pode ser armazenada em um vidro transparente, mas não deixe muito tempo exposto à luz, pois pode perder ou reduzir o efeito.

Nunca use objetos de plástico na sua misturinha, nem colher, nem recipiente. Use sempre recipiente de vidro e colher de aço inox.

Bebês, gestantes e pessoas neurologicamente afetadas devem usar óleos essenciais sob orientação de um profissional.

Os óleos essenciais não devem ser ingeridos sem indicação de um profissional, pois são substâncias altamente concentradas.

Os óleos essenciais não devem ser colocados diretamente sobre a pele, devem ser sempre diluídos em óleo carreador, pois alguns são cáusticos.

Os óleos essenciais cítricos como limão-siciliano, tangerina, laranja, entre outros, são fotossensíveis. Ou seja, podem manchar a pele sob exposição solar.

Se os sintomas persistirem, procure um profissional de saúde.

Aproveite todas as dicas e comente aqui se você já usa óleos essenciais e do qual você mais gosta! Paz e Luz.

Texto publicado originalmente no site Michele Suota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *