O que é reiki e quais os benefícios

Reiki é uma terapia integrativa que se baseia na impostação de mãos para canalizar a energia vital ou ki. O terapeuta é capacitado a receber os símbolos milenares do Reiki e, após realizar a abertura para a sessão, projeta as mãos sobre o cliente para que a energia seja transmitida na intensidade e na quantidade determinada pelas necessidades de cada pessoa.

É importante ressaltar, ainda, que Reiki não é um sistema religioso, filosófico, e não tem restrições nem tabu.

Do nome reiki, REI é a energia cósmica que fica acima das camadas mais densas da terra, enquanto KI corresponde à energia manifesta na matéria densa, ou seja, no homem. Logo, o Ki é um tipo de energia produzida pelo corpo e determina nosso estado de saúde.

Por isso, o reiki um sistema de cura que pode ser aplicado a tudo o que é vivo, animado ou inanimado, como pessoas, animais, plantas, entre outros.

O objetivo é promover equilíbrio físico, emocional, mental e espiritual à pessoa que está recebendo o reiki.

A origem do Reiki descoberto por Mikao Usui

O Reiki foi criado pelo sensei Mikao Usui em 1922, que também era um pastor cristão no Japão. Seus alunos o interrogaram sobre o método de cura de Jesus. Não tendo explicação para isso, partiu uma jornada que duraria dez anos.

Depois de se formar como doutor em Teologia na Universidade de Chicago (EUA), Mikao Usui residiu em um mosteiro zen. Isolado por um longo jejum de 21 dias no monte Koriyama, no último dia Usui avistou um projétil de luz vindo na direção do seu terceiro olho.

Inconsciente, viu milhões de bolhas arco-íris  e, finalmente, os símbolos do reiki como em uma tela. Na volta para casa, ele teve a confirmação de ter encontrado o Reiki com a experiência chamada “quatro milagres”.

Como funciona o reiki

O reiki é compatível com todos os tipos de terapias, aumentando os elementos positivos destas e reduzindo seus efeitos negativos.

O procedimento traz como vantagens promover o equilíbrio físico, mental, espiritual, atingindo todos os corpos áuricos, equilibrando os chakras e desbloqueando os vários sistemas energéticos e canais elétricos do organismo.

Os chakras são centros de energia distribuídos ao longo do corpo. Eles energizam os nossos corpos físicos por meio de uma vasta e complexa rede de canais, linhas de força ou condutos bioenergéticos chamados nádis (rios), que fluem num plano energético mais refinado que que os meridianos chi, descritos pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

São 7 os chakras: coronário, frontal (terceiro olho), laríngeo, cardíaco, plexo solar, sacro e básico.

Os chakras controlam os plexos, nervos, glândulas endócrinas e órgãos situados nessas regiões. É por isso que na aplicação de reiki direcionada aos chakras estamos realizando a cura em direção ao efeito.

Por outro lado, o terapeuta é um facilitador, enquanto é o próprio paciente que promove a cura pela ativação do sistema imunológico. Quando o corpo alcança esse reequilíbrio é ativada a sua capacidade natural de autocura, tornando-se também mais forte e apto na prevenção de doenças.

Estudo científico comprova benefícios do reiki em camundongos

Há estudos científicos que embasam o reiki como um procedimento que leva a diversos benefícios, como harmonização e reposição da energia, recuperação da saúde física, mental e emocional, redução do stress, entre outros. A tese de mestrado de Ricardo Monezi, realizada na Universidade de São Paulo (USP), vai além. Revelou os resultados do estudo sobre os efeitos da prática de impostação de mãos sobre os sistemas sanguíneo e imunológico de camundongos.

Foram avaliados 60 camundongos separados em três grupos. Um deles recebeu a impostação das mãos. Já o grupo controle não recebeu nenhum tipo de procedimento, enquanto o grupo controle luva recebeu uma pseudoimpostação de mãos, que na verdade eram luvas preenchidas com algodão presas a um cabo de madeira.

Os resultados revelaram que os animais que receberam a impostação das mãos tiveram aumento do número de monócitos. Outros dados comprovaram que houve diminuição na contagem do número de plaquetas e a elevação da citotoxicidade de células não-aderentes com atividade NK e LAK.

Já os grupos controle e placebo não tiverem nenhuma alteração. Sabe-se da importância do sistema imunológico para prevenir doenças e para ajudar nos processos de recuperação e cura. A psiconeuroimunoendocrinologia é a área da ciência que estuda a interação entre os sistemas nervoso. Imunológico, endócrino e o fator psicológico também são analisados. O estudo segue, agora como doutorado e em parceria com a Unifesp e pretende mostrar os efeitos psicológicos dessas técnicas.

Ficou interessado em reiki?

Escolha entre nossos profissionais um terapeuta reikiano. Leia aqui o relato de cliente que já teve essa vivência e busque o equilíbrio você também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *