por Ana Carvalho
A pergunta é tão profunda que não cabe aqui uma resposta, mas algumas reflexões para nos fazer sair do lugar.
Mas uma coisa é certa: nós só mudamos quando a conta não fecha entre o que nós somos e o lugar que ocupamos internamente, seja da ordem física, espiritual, mental ou emocional.
Precisamos nos desapegar de quem fomos para evoluir
Uma certa vez ouvi que quando a gente sente nojo de continuarmos do jeito que estamos é que mudamos. Não sei se hoje concordo com essa afirmação, porque precisamos honrar até onde conseguimos chegar.
O fato é que é como aquela roupa que ficou apertada e não serve mais. Precisamos nos desprender de quem fomos. Lembra de situações que você só de lembrar indaga: como fui capaz de fazer isso? Evolução é isso.
Nós nos acostumamos até com a infelicidade
Essa evolução já acontece com nosso corpo. Nosso sangue muda de forma periódica, assim como nossa pele se renova e nossos cabelos. É como olhar para o rio. Ele está ali, mas já não é o mesmo rio. Assim somos nós, cujo corpo está sempre nascendo e morrendo, e precisamos renovar também nossa bagagem emocional e mental.
Acontece que o lugar quentinho e seguro chamado zona de conforto muitas vezes nos impede de dar o salto para o desconhecido. Uma fala que ficou muito latente em mim: nós nos acostumamos com a infelicidade, com a falta de merecimento e a mediocridade.
Potencial é algo ainda não realizado
Porém, nós nascemos para trabalhar nossa grandeza no sentido amplo do que o Universo nos reservou, mas deixamos o potencial ficar ali, latente, adormecido, apenas um potencial e não algo realizado. Afinal, como o próprio dicionário define, potencial é algo suscetível de existir ou acontecer, mas sem existência real.
Para a mudança efetiva, é preciso ter muita força e coragem, além de não ouvir julgamentos alheios (eles sempre aparecerão, até de gente que você mais ama). É se jogar na insegurança e ter confiança de que o Universo vai nos prover exatamente o que precisamos.
As aves ou os peixes, por exemplo, não ficam “matutando” para onde precisam ir para se alimentar. Simplesmente o Universo fornece. Você tem noção do que essa abundância universal pode causar na sua vida?
Determinação para defender nossa essência
A minha missão está cada vez mais clara que é atuar na cura das pessoas e ao mesmo tempo continuar como jornalista de uma forma a reforçar essa missão.
Porém, para isso é preciso estar muito determinada, porque as pessoas a todo tempo nos questionam. Nós mesmos nos questionamos se isso é mesmo verdade. Aí vêm anjos em forma de pessoas nos dizendo para continuar a caminhada.
Incômodo é o sintoma necessário para você mudar
Você também deve ter uma missão a seguir e o incòmodo é justamente o divisor de águas entre as mudanças que estão por vir, que você precisa planejar e a mudança em si, ou seja, o plano de ação.
Fique confortável com esse incômodo. Ele é saudável e te mostrará o caminho a seguir. Aquiete o coração e a mente e sinta a sua voz interior que é sábia em direcionamento. Apenas não damos ouvido suficiente ao que ela tem a nos dizer.