Este mês é definido como Janeiro Branco para que possamos começar o ano olhando para nossa saúde mental. Assim como o físico precisa ser cuidado todos os dias, com alimentação, bom sono, higiene e atividade física regular, por que negligenciamos a nossa saúde mental?
Em janeiro, também traçamos diversas metas e objetivos de vida. Porém, ao final do ano notamos que muitos daqueles objetivos não se tornaram realidade por uma única questão: nosso estado emocional nos bloqueou ou nos sabotou.
Temos várias questões emocionais a tratar e saúde mental é isso: olhar para os conteúdos que nem sempre são fáceis de encarar. Nossa sombra e luz oscilam e precisam do nosso olhar para que possam estar em harmonia, porque ambas fazem parte de nós.
Como cuidar da saúde mental
A primeira atitude para cuidar da saúde mental é saber que algo não vai bem. É aquele incômodo que você não sabe identificar muito bem de onde vem. É o trabalho que já não traz brilho nos olhos, o relacionamento que não vai bem, a autoestima que não anda nas alturas…sem contar com o surgimento de alguns sintomas sob formas de doença.
Tudo isso são sintomas de que algo não vai bem com você, não com o outro. Cuidar da saúde mental significa olhar para si, não na forma de egoísmo, mas de autoamor, de presente para si mesmo. Sinta-se merecedor de ter saúde mental em dia, de se autoconhecer, de saber quais são os gatilhos que acionam as suas sombras, de conhecer quais são os conteúdos externos que afetam o seu interior.
Benefícios de desenvolver saúde mental
Ao desenvolver saúde mental, sabemos transitar bem pela vida. O julgamento e a opinião dos outros passam a nos afetar cada vez menos, teremos capacidade de diferenciar o que é nosso e do outro, vamos atingir o estado de serenidade, equilíbrio, bem-estar e felicidade genuína.
Saberemos também o momento de aceitar e o de dizer não, de nos posicionar diante de si e dos outros, de satisfazer nossas vontades, de equilibrar o relacionamento entre o dar e o receber, de ter vida sexual satisfatória, amarmos a nós para, então, amar o outro.
Terapeutas podem te ajudar a ter mais equilíbrio
Nem sempre conseguimos atingir esse estado sozinhos. Os medicamentos, por sua vez, fazem sua parte até determinado momento, mas é preciso complementar, integrar. É aí que os profissionais da Terapia Integrativa entram, te ajudando a identificar os seus medos, tristezas, sentimentos de incapacidade, emoções não resolvidas e que se tornaram depressão e ansiedade, memórias e traumas não trabalhados e que agora bloqueiam sua vida em vários aspectos, entre outros.
Os profissionais de Terapia Integrativa da Consonare te apoiam nesse olhar externo, mas é você que promove sua própria cura. Para isso, escolha uma terapia da sua preferência e agende horário com um dos terapeutas da Consonare clicando aqui.