Novo olhar sobre as terapias na transição da pandemia

outubro 4, 2020 Por Ana Carvalho 0

por Ronise Vilela – Barras de Access

Dez entre dez apontadores de tendências pós-pandemia entendem que saúde emocional e a prática de terapias será imprescindível nesse novo olhar do século XXI.

A terapia deixou de ocupar um lugar “perfumaria” na sociedade. De apenas servir para pessoas com problemas psicológicos, para os “loucos” diagnosticados. Coloco entre aspas, porque a sociedade em geral coloca através dos séculos os transtornos psíquicos, temporários ou crônicos, em lugar cruel, à margem da normalidade imposta.

Trago aqui a reflexão de saúde emocional, mental e espiritual, vistas como forma de básicas na cesta de prioridades de vida.

Um luto, separação, transição, autoconhecimento, desenvolvimento pessoal, as terapias apresentam ferramentas diversas, imersivas, para auxiliar cada pessoa para acessar essa chave interna.

As formas como trabalham são particulares, com suas peculiaridades, e o objetivo comum: melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O que a terapia melhora na sua vida?

  1. Promove a autonomia do paciente;
  2. Dá ferramentas diversas: energéticas, processos verbais, corporais, escuta afetiva;
  3. Relaxamento;
  4. Autoconhecimento;
  5. Melhora no desenvolvimento pessoal e relacionamentos.

Durante o período mais agudo do confinamento em razão da COVID-19, a maioria das pessoas passou pelos ciclos do medo, pânico, ansiedade e confusão mental.

Emoções próprias vieram à tona, numa experiência profunda que o planeta vive. Há muitas leituras dentro das terapias sobre o significado do vírus, que colocou uma lente de aumento em situações que já vivíamos e também colocamos no modo congelado ou anestesia.

Astronautas da NASA fizeram uma experiência confinamento no confinamento durante os treinos e divulgaram que para o dia a dia três práticas são imprescindíveis: fazer uma atividade física, um momento de diversão e conexão espiritual (independente como é seu olhar a respeito).

Todas as tendências que a pandemia causou impacto social, terapias para equilíbrio da saúde emocional e mental também são contempladas por grupos esportivos, artísticos, corporações financeiras e há muito tempo pelos profissionais do Vale do Silício.

Sobre a credibilidade das terapias e terapeutas, segue a mesma régua de qualquer profissional de qualquer área: comprometimento! 

Os terapeutas que tomaram essa atividade, por suas habilidades transformadas, geralmente se conectaram com algo chamado propósito de vida.

Quebram crenças, ou seja, informações implantadas por anos vividos na sua cultura, família e sociedade, para uma nova visão de vida.

Sempre atualizam seus conhecimentos, respeitam as escolhas de seus pacientes, compartilham com outros terapeutas, saindo da zona competição e entrando no espaço da colaboração.

As terapias, independente dos métodos usados, vieram para transformação de um século e elevação no nível de consciência.

#terapias #terapiasintegrativas #pandemia #tendenciaposcovid #terapeutas #comunicacaoafetiva #transicao #propositodevida #saudeemocional #saudemental #nasa #consciencia #barrasdeaccess #mtvss 

* Ronise Vilela é inspiradora digital, criativa de conteúdos de Comunicação Afetiva e Literatura. Terapeuta de Barras de Access e MTVSS.