Mesa Lira: terapia que atua no campo sonoro e vibracional

Entre os muitos instrumentos utilizados nas terapias sonoras – como tingshas, taças tibetanas e gongos – há um que se destaca: a Mesa Lira.  Suas características fazem com que ela tenha uma vantagem incomparável.

“Como o paciente fica deitado em cima do instrumento, os sons atravessam seu corpo todo ao mesmo tempo, reverberando as notas pela coluna vertebral de forma igualitária”, explica o terapeuta Marcelo Petraglia, que introduziu a terapia com o instrumento no Brasil, em 2002. Nota-se uma  significativa melhora em quadros como ansiedade, dores de cabeça e doenças crônicas.

Como funciona a Mesa Lira

A Mesa Lira, também conhecida como “Monochord Table”, é uma ferramenta terapêutica de grande poder. Como instrumento, ela se apresenta como uma grande caixa de ressonância, com 42 cordas de aço, todas afinadas no mesmo tom. Quando dedilhadas, essas cordas produzem um rico e terapêutico campo sonoro e vibracional.

Utilizada no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos de forma terapêutica, tem-se observado um leque bastante amplo na modificação de situações e patologias. entre os pacientes que se submetem à técnica. 

Mesa Lira atua nos sistemas ósseo-muscular e neurossensorial

Sheila E. R. Ueki, terapeuta profissional da Mesa Lira, explica que o paciente fica deitado sobre a mesa, recebendo uma massagem sonoro-vibratória tanto em seu sistema ósseo-muscular, quanto também em seu sistema neuro-sensorial. “O som e as vibrações são percebidos através dos ouvidos e também diretamente por todo o corpo”, detalha.

Em conjunto com a Mesa Lira, é utilizado também um jogo de sete Tubos Sonoros de Latão, afinados em uma sequências de escalas musicais (5as) suspensos sobre o paciente.

Trata-se de uma atuação vibratória direcionada aos centros energéticos do corpo, agindo através da ressonância com os mesmos. Esta é naturalmente uma atuação sutil, mas claramente perceptível pelo paciente e que pode ser medida por meio de técnica radiestésica.

Uma sessão de Mesa Lira com o introdutor da técnica, Marcelo Petraglia

Mesa Lira e seus benefícios

As vibrações da Mesa Lira são indicadas para os pacientes que sofrem de ansiedade e estresse. Entre outros benefícios, estão o alívio de dores, diminuição dos sintomas de depressão, autismo, mal de Alzheimer, problemas neurológicos, digestivos e circulatórios, desintoxicação e pós-operatório.

Terapeuta de Mesa Lira, Sheila Ueki

Ao deitar na Mesa Lira, as vibrações podem induzir a estados alterados de consciência, onde se produzem ondas alfas e tetas. “Estas ondas são naturalmente produzidas pelo cérebro quando estamos relaxados, em meditação, ou em sono superficial. Assim, quem está estressado ou ansioso demais e por isso não conseguimos relaxar, meditar ou dormir bem, por exemplo, pode se beneficiar com o tratamento”, orienta Sheila.

As vibrações sonoras produzidas pela Mesa Lira estimulam o sistema nervoso, músculos e todas as células e órgãos internos sensíveis, levando a pessoa a um estado de relaxamento profundo. Esse estado faz com que os sistemas ósseo-muscular, metabólico e neurossensorial entrem em sintonia, harmonizando-os em âmbito físico, mental, emocional e espiritual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *