Consonare é fonte do UOL para matéria sobre saúde mental

março 24, 2020 Por Ana Carvalho 0

A Consonare tem como objetivo disseminar a importância das Terapias Integrativas para os seres humanos na busca do equilíbrio mental, emocional, espiritual e físico.

Em alguns artigos já publicados aqui no blog, já mencionamos o que são as terapias integrativas e também os benefícios de várias técnicas para sua saúde sistêmica.

Existem várias modalidades de terapia integrativa e muitas delas tornaram-se artigos para esclarecer como funcionam e quais as vantagens para o cliente. Algumas delas vocês podem verificar facilmente e reúno aqui os artigos já realizados com os profissionais que integram a plataforma Consonare.
Reiki
Microfisioterapia
Thetahealing e Barras de Access
Constelação Familiar Veterinária
Florais de Bach
PSYCH-K
Mesa Lira
Psicoterapia Reencarnacionista
Radiestesia

Em matéria publicada pelo UOL sobre a importância de manter a mente sã diante do desespero coletivo causado pelo Coronavírus, a idealizadora da Consonare, Ana Carvalho, foi uma das fontes para a matéria de autoria de Claudia Dias.

Aproveitamos para reproduzir 19 técnicas de terapia integrativa e os terapeutas com os quais você pode entrar em contato direto.

Meditação

Por que ajuda a manter a cabeça sã:
A respiração consciente (inspirar e expirar) reduz a ansiedade à medida que ajuda o praticante a manter a mente no aqui e agora, deixando de se ocupar com as situações futuras que podem nem se concretizar.

Como praticar:
Procure um lugar calmo da casa em que você não seja interrompido. Sente-se numa posição confortável em uma cadeira, no chão ou em cima de uma almofada. Deixe as mãos relaxadas em cima das pernas e pratique inspirações e expirações, sempre pelo nariz. Ao inspirar, estenda o diafragma (região do umbigo) como se enchesse um grande balão e expire empurrando o umbigo para dentro. Geralmente os 5 primeiros minutos são para acalmar a mente e a avalanche de pensamentos. Pratique por, no mínimo, 20 minutos e vá aumentando o tempo.  
Facilitadora: Joyde Martinez

Yoga

Por que ajuda a manter a cabeça sã:
As chamadas asanas, posições do yoga, trabalham de forma integrada o corpo, a mente e o espírito. A prática estimula o praticante a manter o foco no movimento consciente do corpo, ativando mecanismos de presença consciente. Isso ajuda o praticante a manter o foco e a concentração durante a após a prática. Junto com os movimentos, a respiração consciente e profunda é fundamental para reduzir o stress e a ansiedade. Acompanha a técnica alguns mantras que, ao serem emitidos, acalmam o espírito e emanam essa energia aos demais seres humanos. Em tempos de Coronavírus, fica cada vez mais nítido que somos todos interdependentes.

Como praticar:
A prática dura 1 hora e geralmente é feita por um profissional formado em yoga em suas várias modalidades (hatha, kaiut, kundalini, etc). Uma asana muito conhecida e que pode ser consultada pela internet facilmente é a prática da saudação ao sol. É uma sequência de movimentos que pode ser realizada todas as manhãs para iniciar o dia com gratidão pelo dia e minimizando a ansiedade pelo que está por vir. É um exercício de entregar, confiar, aceitar e agradecer.
Facilitador: Aaron Molina

Reiki

Por que ajuda a manter a cabeça sã:
Todos os seres humanos possuem 7 chackras, localizados ao longo do corpo que funcionam como esferas que vibram constantemente. São centros energéticos que comandam o sistema endócrino, guardam relação com as emoções e sentimentos, bem como o modo com que as pessoas agem diante da vida e situações. O terapeuta reikiano realiza a impostação de mãos sobre os centros energéticos, transmitindo a energia vital em cada chakra. Pessoas com ressentimentos, que guardam suas emoções, que sentem muita raiva, são ansiosas ou depressivas podem se beneficiar da técnica.

Como praticar:
A prática dura em média 1h e é feita por um terapeuta formado em Reiki. Por ser uma técnica que envolve a abertura do canal reikiano por meio de símbolos, apenas o profissional pode realizar a sessão. Existe a possibilidade de enviar reiki a distância pelos profissionais, bastando o nome e endereço da pessoa.
Facilitadora: Lisi Aguiar Nejm

Cristaloterapia

Por que ajuda a manter a cabeça sã:
A cristaloterapia se utiliza do acervo vibracional que as pedras e cristais possuem, já que cada uma tem sua composição e, dessa forma, reverberam no campo áurico de cada ser, trazendo equilíbrio e revitalização.

Como praticar:
A terapia consiste na colocação dos cristais e pedras nos chakras, órgãos e nos locais percebidos com energia em desequilíbrio ou mais baixa. Além disso, a água energizada com cristais também é indicada de acordo com o caso.
Facilitadora: Lisi Aguiar Nejm

Cromoterapia

Por que ajuda a manter a cabeça sã:
A Cromoterapia é o uso da energia das cores para a harmonização e equilíbrio, restaurando e regenerando o equilíbrio bioenergético dos campos eletromagnéticos através do uso das cores do espectro solar.

Como praticar:
A prática vem da aplicação das luzes e da visualização.
Facilitadora: Lisi Aguiar Nejm

Constelação Familiar

Por que ajuda a manter a cabeça sã:
Muitos padrões de medo, insegurança e ansiedade são resultado do comportamento de gerações anteriores que foram herdadas por nós. A Constelação Familiar traz à tona esses padrões, honrando os ancestrais e possibilitando se libertar deles para viver com mais leveza.

Como praticar:
Os encontros de Constelação Familiar podem ser em grupo ou individual, tendo como facilitador um constelador formado pela técnica. Em grupo, a constelação ocorre por meio de pessoas convidadas ao centro e, de forma oculta, representam a dinâmica familiar do constelado. Por meio do que os consteladores chamam de campo, que é uma espécie de arquivo em nuvem com informações de todos os familiares, vivos ou não, as falas sistêmicas trazem equilíbrio aos emaranhamentos familiares ocorridos de forma transgeracional. A consciência que emerge da prática reverbera em todo sistema familiar da pessoa submetida à técnica, criada por Bert Hellinger.
Facilitadores: Ana Carvalho (PR) e Marcos Fernandes (SP)

Microfisioterapia

Por que ajuda a manter a cabeça sã:
O corpo guarda memórias dos traumas vividos desde a vida intrauterina e em todos os nossos acontecimentos. Esse registro nos traz impedimentos para uma vida mais harmoniosa e por vezes as pessoas acabam aprisionadas pelas memórias insatisfatórias. A microfisioterapia utiliza movimentos sutis para encontrar esses verdadeiros registros, verdadeiros nós que são encontrados ao longo da fisiologia.

Como praticar:
A sessão dura até 2 horas e é realizada por um fisioterapeuta. A sessão é bem tranquila, feita na maca, e o paciente vem com roupas confortáveis para facilitar a palpação. O terapeuta faz uma breve anamnese e, tendo alguma queixa pontual, começa a corrigir esses registros. É o corpo que fala quando ele deve retornar à sessão.
Facilitadora: Danielle Miranda

Mesa Lira (Monochord Table)

Por que ajuda a manter a cabeça sã:
Há anos os sons são utilizados como uma forma de terapia. As harmonias de alta frequência podem atingir diretamente os vários processos neurofisiológicos. É uma terapia sensorial que funciona como uma massagem, um banho sonoro, em que as vibrações produzidas influenciam diretamente no nosso corpo. Cada tom possui um objetivo muito específico, desde limpar o medo até restabelecer o bom funcionamento dos órgãos, equilibrar os hormônios e glândulas no corpo, bem como criar perfeita harmonia nos relacionamentos.

Como praticar:
A Mesa Lira se apresenta como uma grande caixa de ressonância, com 42 cordas de aço, todas afinadas no mesmo tom, em 432 mhz, uma frequência que beneficia muito os processos de autocura do organismo. Quando dedilhadas, essas cordas produzem um rico campo de harmônicos que atua terapeuticamente, um campo sonoro vibracional. Essa frequência alcança e beneficia as diversas frequências do corpo humano, que é literalmente “afinado” por ela.
Facilitadora: Sheila Evelize Ueki

PSYCH-K

Por que ajuda a manter a cabeça sã:
Método direto para identificar e mudar crenças subconscientes autolimitantes, que perpetuam os velhos hábitos de pensamento e comportamento que a pessoa gostaria de mudar. É um processo simples que ajuda o cliente a se comunicar com seu subconsciente, onde quase todos os comportamentos humanos – construtivos e destrutivos – se originam, mudando as crenças que limitam a sua autoestima, seus relacionamentos, o desempenho no trabalho e até mesmo sua saúde física.

Como praticar:
Em seu método, PSYCH-K® integra as mentes consciente, subconsciente e superconsciente. Em PSYCH-K, no processo de “fazer com”, o indivíduo assume um papel ativo e de autorresponsabilidade em seu processo de transformação, o que promove também a autoconsciência.
Facilitadora: Karla Ramonda 

Psicoterapia Reencarnacionista

Por que ajuda a manter a cabeça sã:
Terapia que investiga o inconsciente por meio das inúmeras experiências que já vivemos em outras épocas. É um tratamento composto de sessões de investigação do inconsciente, intercaladas com conversas e explicações sobre o autoconhecimento da pessoa que busca elucidar questões como a depressão, relacionamentos e as mais diversas formas de fobias, entre outras situações. Não é uma simples “regressão” e sim um tratamento, uma investigação.

Como praticar:
Não há pré-requisitos para se submeter às sessões da psicoterapia reencarnacionista, mas é essencial aceitar que somos espíritos encarnados para uma experiência aqui na terra. Essas experiências são direcionadas pelo mentor espiritual da pessoa, que mostrará em um ‘telão” fatos/situações do passado que ainda influenciam sua evolução e o aprendizado de sua vida de hoje.
Facilitador: Welington de Jesus

Be Stretch Therapy (BST)

Por que ajuda a manter a cabeça sã:
Elimina dores musculares relacionadas às patologias osteomusculares, aliando técnicas como quiropraxia, seitai, thai yoga massage, shiatsu e alongamento terapêutico.

Como praticar:
Técnica criada pela professora de Educação Física Cacá Andreata e o dentista naturalista Carlos Waakhan, que consiste em manobras orientais aliando diversas técnicas. Essas técnicas corporais orientais permitem a conexão com seu eu, proporcionando a harmonia de corpo, mente e respiração.
Facilitadora: Cacá Andreata

New Seitai

Por que ajuda a manter a cabeça sã:
Sistema de tratamento baseado na relação anatômica articular alterada. Quando alterada devido a traumatismos esportivos, quedas, má postura ao dormir causam desvios vertebrais e na articulação sacroilíaca “desiquilibrando” os órgãos internos, trazendo fisiologia alterada para o estômago, intestinos, fígado e etc.

Como praticar:
Utilizando percussões rítmicas com martelos e ferramentas especiais com adaptação para cada área do corpo, o terapeuta ajusta estas distorções perfeitamente e sem risco para o paciente. Essas técnicas corporais orientais permitem a conexão com seu eu, proporcionando a harmonia de corpo, mente e respiração.
Facilitadora: Cacá Andreata

Radiestesia

Por que ajuda a manter a cabeça sã:
Técnica holística que utiliza instrumentos como pêndulo e gráficos radiônicos para diagnosticar e tratar os bloqueios energéticos de pessoas, lugares e situações.

Como praticar:
Em uma consulta de Radiestesia, é possível identificar a área de sua vida onde há um bloqueio de energia e fazê-la retomar o curso natural, quebrando, assim, padrões transgeracionais.
Facilitadora: Chris Costa

Barras de Access

Por que ajuda a manter a cabeça sã:
A técnica é formada por 32 barras de energia que passam na cabeça e se correlacionam com diferentes áreas e aspectos da vida, como dinheiro, criatividade, forma e estrutura, controle, etc. Ali estão armazenados todos os pensamentos, ideias, crenças, emoções, e considerações que você tem a respeito da vida. Proporciona uma verdadeira varredura de padrões limitantes e pontos de vista que não servem mais para o cliente, sem a necessidade de haver uma escavação para buscar as raízes. É como “resetar” o cérebro, dando mais espaço para novas possibilidades. A técnica traz um estado de relaxamento profundo na pessoa. Uma sessão de uma hora de Barras de Access produz no cérebro o equivalente a dias de meditação.

Como praticar:
Durante uma sessão de Barras de Access, o terapeuta toca suavemente esses pontos que faz com que seja liberada toda carga eletromagnética dos pensamentos, ideias, atitudes, decisões e crenças que podem ter limitado a pessoa em determinadas áreas da vida. O processo deve ser feito por um praticante certificado, não tem como se autoaplicar.
Facilitadora: Carla Forlin

Thetahealing

Por que ajuda a manter a cabeça sã:
Terapia quântica baseada em uma meditação guiada que diminui a frequência das ondas mentais para o estado “Theta”, situado entre 4 e 7 Hz. Dessa forma, o praticante pode experimentar uma profunda sensação de relaxamento e conexão com a Fonte Criadora de Tudo o que é. A onda cerebral Theta é capaz de reprogramar e transformar a realidade de forma rápida e eficaz, proporcionando um estado muito profundo de relaxamento.

Como praticar:
A meditação é muito simples. Feche os olhos. Imagine, ou visualize uma energia subindo pela sola dos seus pés. Esta energia sobre até a base dos seus quadris e depois até o topo de sua cabeça. No topo da sua cabeça, esta energia se transforma em uma bolha de luz. Imagine uma miniversão de você mesmo entrando dentro da bolha (é a sua consciência). E imagine, ou visualize que esta bolha se desprende e sobe, sobe, atravessa as nuvens, as estrelas e todo o Universo. E vai além, subindo atravessa camadas e camadas de luzes, atravessa uma camada de luz dourada, uma camada de uma substância gelatinosa e chega em uma camada de pura luz branca, muito forte, cintilante. E mentalmente diga – Criador de Tudo que é, sou eu. Estou aqui. E faça os pedidos que desejar à Fonte Criadora de tudo o que é. Ao terminar, agradeça e enxágue-se nessa luz de Amor Incondicional. Ao final, abra os olhos.
Facilitadora: Carla Forlin

Terapia transpessoal

Por que ajuda a manter a cabeça sã:
Ajuda na ampliação da consciência.

Como praticar:
O terapeuta identifica qual melhor método, que pode ser por meio de meditação, yoga, mandala, respiração, diário e interpretação dos sonhos.
Facilitadora:

Biomagnetismo

Por que ajuda a manter a cabeça sã:
Quando alguma coisa em nosso corpo não está funcionando bem temos desde simples sintomas de mal estar, problemas com o sono, dor de cabeça ou outra dor até patologias mais sérias. Esses desequilíbrios são identificados a partir de um rastreio  e, com a aplicação de ímãs, isso pode ser corrigido.

Como praticar:
A restauração do equilíbrio e harmonia  obviamente proporcionam saúde e bem estar. Os imãs podem ser aplicado para pessoas de todas as idades. É indolor,  sem efeitos colaterais e não invasivo.
Facilitadora: Odete Ribeiro Lemos

Acupuntura

Por que ajuda a manter a cabeça sã:
Essa técnica milenar chinesa pode ser utilizada como tratamento específico para o alívio imediato das dores ou em caso de questões internas, como distúrbios neurológicos, digestivos, respiratórios, alterações menstruais ou hormonais e problemas imunológicos.

Como praticar:
Através da inserção de agulhas em pontos localizados nos meridianos ao longo do corpo é possível direcionar o nosso Qi (energia) para restabelecer o equilíbrio físico e mental. Em outras palavras, o estímulo produzido pelas agulhas chega como informação para o cérebro que entende em qual área do corpo necessita atuar.
Facilitador: Rodrigo Luiz

Aromaterapia

Por que ajuda a manter a cabeça sã:
É uma terapia sensorial, sendo uma das mais antigas formas de terapia que se tem registro. Desde o antigo Egito, atualmente bastante popular na Europa, especialmente na França. É um tratamento natural que utiliza óleos essenciais extraídos de plantas para melhorar e manter o bem estar. Atua de forma holística tratando a pessoa como um todo. Atua muito no olfato e na memória. O aroma dos óleos essenciais é como um catalisador e estimula a autocura.

Como praticar:
O terapeuta faz uma anamnese sobre as necessidades da pessoa para se equilibrar e recomenda o uso de óleos essenciais específicos, que podem ser aplicados diretamente em pontos específicos do corpo ou em alguns casos até ingeridos. A recomendação é feita por especialista e sempre com muita responsabilidade, já que os aromas atuam de forma muito profunda, muito além de simplesmente um aromatizador de ambientes.
Facilitadora: Sheila Evelize Ueki